Carlos Zimbro
Carlos Zimbro (pseudónimo) nasceu na freguesia de Tourais, concelho de Seia.
Concluiu o curso de jornalismo, segmento particular enquadrado nos conceitos teóricos do mestre Ricardo Ornelas - Casa da Imprensa, Lisboa – e mais tarde licenciou-se em Hotelaria e Turismo, na Catalunha.
Entre outras actividades fez jornalismo de turismo e hoje exerce sua actividade natural: Diretor Hoteleiro.
Actualmente dedica-se à escrita abrindo chagas no corpo por entre os silvedos culturais em busca da razão das coisas.
Mariana Pereira
Nascida e criada no Algarve, Mariana Duarte sempre gostou de escrever. Tendo vivido em vários países, ao longo do tempo apercebeu-se que a fluidez da escrita aparecia quando falava de temas banais da vida, próximos e simples, contudo, igualmente marcantes. Com um fraquinho pela área da educação e das línguas foi professora de português e inglês no estrangeiro, mas nos últimos anos tem-se dedicado ao marketing digital. Amante de viagens, Mariana vai descobrir o mundo sempre que pode.
Em sua última viagem - Maldivas, Mumbai e Sri Lanka - escreveu muitos destes poemas. Atualmente sua base é o Algarve, junto da sua família.
Mónica Rompante Gonçalves
Mónica Benvinda Rompante Gonçalves nasceu em 1973. É licenciada em Ensino Básico, variante Educação Visual e Tecnológica, na Escola Superior de Educação Jean Piaget. Foi professora do 1º ciclo até 2019.
Atualmente dedica-se à família, especialmente aos seus dois filhos, às artes plásticas e à escrita para crianças.
Sérgio Rita
Sérgio Fernando dos Santos Rita, nasci- do na Beira Alta, Viseu, Portugal, cursou Osteopatia no Instituto Médico Naturista, onde mais tarde foi também professor. Fez a especialização em homeopatia no Instituto Soares da Cunha, Bahia, Brasil. Foi um dos fundadores da Escola Superior de Biologia e Saúde, Lisboa, Portugal, e administrador da mesma durante alguns anos.
Foi palestrante ou participante em vários congressos nacionais e internacionais, entre eles, o Congresso Nacional de Homeopatia, Bahia, Brasil, em 1995; Congresso de Medicina Natural, em 2007, Nova Iorque, EUA;, Congresso do México, 2011, e outros. Fez parte de um grupo de apoio gratuito às pessoas mais carentes, no Sri Lanka (o qual ocorreu uma vez por ano, durante 10 anos) e que resultou numa nomeação com a honraria de “Cavaleiro de São João de Jerusalém”, em 2002, pela Universidade Aberta Internacional para a medicina alternativa, pelos trabalhos prestados. Condecorado com troféu Master em Medicina Humanitária Mundial em 2004, pela Universidade de Pequim, tornou-se “Comandante dos Cavaleiros” e “Prior dos Cavaleiros” para o continente africano, em 2007. Nesta ocasião, era diretor da re- vista Africa Today.
Em 2021, concluiu o curso de Coaching, pela Plenitude Soluções Empresariais, autenticado pela Abracoaches do Brasil, o que ampliou o campo de tratamento para além de saúde física, também saúde mental e financeira.
Teresa Caetano
Teresa Caetano é uma pessoa como tantas outras, com sonhos amplamente maiores do que o seu quotidiano. Porém, por maior que sejam os seus sonhos, é no quotidiano que se inspira: na vida, no amor, no dissabor, nos pássaros, nas flores, em tudo e em nada, mas sempre com uma visão embelezada em tudo aquilo que escreve.
Nascida no Porto, no dia 08 de Outubro de 1962, Teresa cedo percebeu que o sonho maior que tinha era o da escrita, e poder compartilhá-la com quem estivesse por perto para a ouvir.
Desde jovem, nutriu uma paixão pela poesia e dedicou o seu tempo a poetizar tudo o que via. Quando era adolescente escrevia de forma despreocupada e solta. Um guardanapo aqui. Um guardanapo ali. Um papel rasgado aqui. Um papel rasgado acolá. Por muito tempo as suas criações permaneceram dispersas, esquecidas e destinadas à obscuridade de um arrumo qualquer.
Anos mais tarde, quando decidiu que o seu maior sonho deveria finalmente fazer parte do seu quotidiano, reuniu as suas peças poéticas num livro intitulado de Poetizar. Este livro, é um emocionante compilar de todas as suas palavras que outrora não foram mais do que um sonho ainda por sonhar. Versos que agora ganham vida e sonham como Teresa em tempos sonhou, encontrar um lugar no coração dos leitores.
Biografia por Joana Caetano (filha).
Sandra Ginja Belo
De pais naturais de Peniche, cidade costeira de Portugal continental, Sandra Isabel Ginja Belo foi criada, como gosta de dizer, “com os pés mergulhados no Atlântico”, já que ali viveu toda a sua infância e a sua adolescência, percorrendo o fascínio das praias e rochedos, convivendo com o omnipresente grasnar das gaivotas, presenciando os extasiantes pores do sol do Cabo Carvoeiro, contemplando o vizinho arquipélago das Berlengas, estabelecendo, enfim, laços com a vigorosa envolvência oceânica.
Aos dezoito anos, de lá saiu para prosseguir estudos na Universidade do Algarve, onde se formou em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses/Franceses, do Ramo Educacional.
Após uma estadia de dois anos no interior do país, onde descobriu as saudades do mar - que viriam a desenvolver em si a consciência de que viver longe do exalar da energia marinha lhe entorpecia a alma -, no ano de 2000, em busca de estabilidade profissional, partiu para o arquipélago dos Açores onde vive desde então e onde, atualmente, leciona Português a alunos do ensino secundário em Ponta Delgada, ilha de S. Miguel.
Kaye Djamiliá
Kaye Djamiliá nasceu no Crato, interior do Ceará, em 1995. É formada em Teatro-Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará e em circo pelo Co-laboratório em artes circenses. É arte-educadora e artista multilinguagem, com atuação no teatro, como atriz e diretora, no circo, no cinema e na música. Sangue torcido é o primeiro livro da autora.
Yasminn Colares
Yasminn Colares é uma adolescente de 14 anos, escritora de livros de romance e poemas, que está lançado seu segundo livro. Dedica seu tempo livre à leitura e à escrita. Seu sonho é inspirar crianças e adolescentes a lerem e construírem a realidade que desejam viver.
Alma Welt
Escritora gaúcha nascida em Novo Hamburgo, mas vivendo a maior parte de sua vida no pampa, poeta lírica, grande sonetista (escreveu cerca de 5.000 belíssimos sonetos), deixou uma obra profícua e numerosa, constando de um romance autobiográfico inédito em quatro tomos denominado "A Herança" (dividido como quarteto com os seguintes títulos: este “A Herança: O Sangue da Terra” , A Ara dos Pampas, A Vinha de Dioniso; e mais o romance intitulado "O Retorno dos Menestréis", ambientado no sertão nordestino de Pernambuco e Paraíba, numa mítica e divertida viagem a bordo do Pavão Misterioso (máquina mítica de voar em forma de pavão, cuja origem remonta aos contos das Mil e uma Noites, mas popularizou-se como tema de cordel nordestino brasileiro.
Tem ainda quatro livros de contos: Contos da Alma, publicado em 2004 pela Editora Palavras & Gestos (de São Paulo) e esgotado nas livrarias, mas acessível em sebos na internet (vide Google); Contos Pampianos da Alma, Contos Secretos da Alma, e "Lendas da Alma" (este uma coletânea de lendas poéticas de sua invenção, de caráter europeu, góticas e misteriosas, ilustradas com desenhos a cores por Guilherme de Faria seu descobridor, que a lançou em 2004 em livro e em 2006 na Internet. Além disso tem um livro de crônicas curtas (Crônicas da Alma). Sua obra poética, igualmente prolífica, conta além milhares de sonetos, com inúmeros poemas de verso livre e até hai kais. Alma foi também publicada de maneira semi-artesanal, em folhetos dentro de uma caixa (Kit) de madeira, e ilustrados em cores com desenhos de Guilherme de Faria, objeto raro, esgotado, para colecionadores.
Alma Welt conseguiu extraordinário sucesso com suas obras na Internet, começando no portal Recanto das Letras, num período de sete meses, até a sua morte, com mais de 14.000 leituras e 1.500 comentários elogiosos vindos das mais diversas partes do Brasil e de Portugal.
Entretanto, as circunstâncias romanescas de sua morte por suicídio no dia 20/01/2007 causaram um imenso escândalo naquele site, por equívoco e intrigas, produzindo a suspeita de que se tratasse de um heterônimo, e resultando na sua inusitada e gloriosa expulsão póstuma daquele site, seguida de debates no seu Fórum, do tipo “Alma Welt existe? Alma Welt não existe?". Seria uma autora e personagem assim tão vital e tão comovedora, um heterônimo de outro artista? O Tempo ou a História revelarão...
Anselmo Filipe Gonçalves
Anselmo Filipe Gonçalves, cresceu no Luxemburgo, fortemente influenciado pela cultura francesa e alemã, optou por uma formação científica na área da química, numa universidade alemã.
Pessoa de ciências, tendo dedicado décadas à investigação e à indústria, nunca deixou de alimentar a sua paixão por misticismos e muito em particular pela doutrina espírita. Fervente defensor de que nem tudo se deixa explicar através da ciência, sempre foi no domínio do sobrenatural que procurou a sua inspiração para várias facetas da vida, sendo uma delas a escrita.
Escreve em duas línguas, francês e português. Vive agora na área costeira do grande Porto, com a esposa e os dois filhos, onde escreve intrigas policiais ligadas a mistérios e fenómenos ocultos.
Margarida Partidário
Margarida Partidário nasceu em Cascais, Lisboa, Portugal, em 1988, no início da Primavera e está rodeada de fauna e flora - é filha de uma florista e de um criador de pássaros, e irmã de um criador de répteis também treinador de cães.
É licenciada em Design de Comunicação (Lisboa, Portugal), graduada em Branding (Barcelona, Espanha) e doutorada em Gestão (Lisboa, Portugal).
É fundadora da startup digital e tecnológica Arboreall e desenvolve o negócio da empresa espanhola Madavi em Portugal. É pensadora, articulista, conferencista e, nos entretantos, expira poesia.
É ainda budista, minimalista, ativista, apartidária, feminista, queer e desportista. Sem esquecer as suas três grandes paixões: natureza, música e café de especialidade.
Ondina Coelho
Ondina Coelho, a autora deste livro, nasce em Luanda, capital de Angola, no fim dos Anos Sessenta, período em que teve início a luta armada pela Independência de Angola, no famoso Bairro Popular, “actualmente dito Kilamba Kiaxi”, na rua da Gabela, é residente em Roma/Itália, há mais de trinta anos. Inserida no âmbito da cultura, é de facto promotora da Cultura Angolana na Diáspora, seu principal foco são as temáticas das Políticas Socioculturais do país onde nasceu, tem três livros publicados, escreve por sentir em si a necessidade de interagir com o mundo em que vive através das suas narrativas.
Actualmente, é a única angolana que pesquisou, escreveu e publicou informações fidedignas sobre a história da viagem de Dom António Manuel Ne-Vunda, conhecido pelo apelativo de “Negrita”, o primeiro Embaixador africano a apresentar-se perante um Papa, Papa Paolo V, no Vaticano em 1608.
Tem colaborado como palestrante com algumas Instituições Públicas italianas, bem como a Universidade de Estudos Roma Três, na Cátedra Dr. Agostinho Neto, no Curso de Literatura Estrangeira, há vinte e cinco anos é Técnico Local com categoria de Responsável pela Biblioteca Dr. Agostinho Neto, na Embaixada de Angola em Roma/Itália. Durante anos desempenhou gratuitamente o papel de Instrutora de jovens italianos na Formação Profissional do Sector do Voluntariado para África.
Bruno Vilas
Natural de Coimbra, foi pela estrada que escreveu este livro. Coimbra sempre foi a sua cidade apesar de ter habitado em locais tão diferentes e longínquos, olhou sempre para a cidade que o viu nascer como a cidade do rock, como a cidade do Punk, assim nasce o Punkanismo. Segundo livro do autor depois de “O Berço do Fim” lançado em 2016, é a segunda aventura literária que promete ainda mais drama, ação e punk.
José Catarino Soares
José Manuel Catarino Soares, ou José Catarino Soares para abreviar, é um investigador independente português que vive em Lisboa, Portugal. É doutorado em Linguística pela Université Sorbonne Nouvelle, Paris. Ensinou e investigou durante quase três décadas no ensino superior politécnico, em Portugal, onde era professor coordenador. Antes de se dedicar à Linguística ‒ a sua área principal e predilecta de investigação ‒ ensinou Sociologia, área onde também é formado (licenciatura e mestrado pré-processo de Bolonha) pela Université Toulouse-Jean Jaurès (França) e pela Boston University (EUA), respectivamente.
Marshall Tsambe
Marshall Tsambe é um escritor Moçambicano, natural de Maputo nascido aos 13 de novembro de 1993. Passou a sua infância em Maputo onde, já no ensino primário desenvolveu o gosto pelo teatro, tendo participado em diversos grupos teatrais no ensino básico e médio assim como na igreja Assembleia de Deus. Ainda nesta fase mostrava-se um adolescente muito criativo, criando e dirigindo as peças teatrais.
Os caminhos da vida levaram-lhe a cursar Engenharia de Máquinas Marítimas na Escola Superior de Ciências Náuticas, porém o seu gosto pela arte continuava presente em suas aspirações. Destarte, e inspirado em autores como, Mia Couto, Ungulani Ba Ka Khossa e Paulina Chiziane, músicos como Azagaia e Valete, vê na escrita uma maneira de continuar a dar vida suas imaginações. Marshall Tsambe, mostra-se um escritor contemporâneo com uma genialidade na criação e descrição, e com ambição de se superar a cada obra. O seu objetivo é impactar pessoas com suas palavras e histórias, baseadas em situações sociais que ocorrem diariamente.
Jacinto Silva Borges
Nasceu em Santo Tirso, mas vive em S. João da Madeira há mais de 50 anos. Antigo jornalista, é autor do livro “O Fisionomista”, romance policial, em 2010. Coautor do livro “Xadrez em Aveiro desde 1977 – História de uma associação distrital” e “Seres da Água e do Céu – Primeiro Contacto”, em 2018. Em 2019 publica os livros “Seres da Água e do Céu 2 – Revelação Espiritual do Mundo Submerso” e “Mensagens de Arcanjo Ezequiel – Tudo que Precisa para Evoluir”. Em 2020 publica mais dois livros “ Seres da Água e do Céu 3 – A União dos Dois Mundos”, o último da trilogia, e “Dúvidas do Além”. Em 2021 publica o livro “Crianças na Natureza”.
Com frequência do Curso Superior de Animadores Socioculturais, na Escola Superior de Educação Jean Piaget, tem também formação em Psicologia Geral e Aplicada e possui competências pedagógicas para exercer a atividade de Formador. Com o curso de Professor de Meditação & Mindfulness dá Meditação Guiada: Ao Encontro de Si Próprio a um grupo de pessoas e deu a seniores em Centro de Dia. É terapeuta holístico no Espaço Sentir, onde dá consultas de Terapia de Cura e o Curso Espiritual Amar Desde Pequeno.
Gustavo Pacheco
Gustavo Pacheco é graduado em Processos Gerenciais com extensão em Enga. De Produção e em Telecomunicações. Formou-se também em Naturopatia, HEIKI e psicanálise. Estudou a Bíblia transformando a sua vida através dos seus ensinamentos.
Trabalhou na Nokia, Fujifilm, Bosch, entre outras empresas. Docente universitário e técnico em Administração de empresas. Foi empresário no segmento de Telecomunicaçõe por dez anos.
Em 2017, viveu um contratempo que abalou o seu emocional. Isso lhe fez buscar se autoconhecer. Passou a estudar a mente humana, neurociência, psicanálise, hipnose e temas sobre o desenvolvimento espiritual, mental e emocional.
Na busca de conhecimento para reverter a solidão, em 2021 chegou a sua mente o processo para transformar a sua SOLIDÃO em SOLITUDE, o que o tornou uma pessoa mais feliz. Esta obra descreve o processo que utilizou para mudar a sua vida e tem o objetivo de ajudar outras pessoas a criarem SOLITUDE em suas vidas.
Mauro Carvalho e João Figueiredo
João Figueiredo é um jovem de 31 anos, nascido em Lisboa. Estudou Relações Internacionais, e já trabalhou em diversas áreas no seu percurso de vida. As suas experiências de vida levaram-no a dedicar-se também às artes, como a Literatura e a Música. Faz uso dessas suas experiências e emoções, bem como as vivências e experiências dos outros, para extrair algo que possa resultar num transmitir de mensagens e valores no que escreve. É um crente nos encontros e desencontros, nos amores e desamores desta vida. Dê por onde der, é alguém que procura ver sempre o bem nas pessoas. É um apaixonado por Literatura, Música e Audiovisual.
Mauro Carvalho é um jovem sonhador, nascido em Luanda mas naturalizado Português. Estudou Ação Social. Enfrenta a vida com um sorriso e tem uma imaginação bastante fértil, vendo um Mundo e a sociedade com áreas bastante cinzentas. Sente que se deveria sorrir mais, mas percebe que todos temos um lado de luz e sombra, daí sermos um misto cinzento, entenda-se, um misto de bem e mal. É um confesso admirador de Música e Literatura. Nesta admiração por Literatura, tendo-a sempre presente no dia-a-dia, sempre sonhou ter um livro escrito e publicado, não imaginando que tal viria a suceder.
Ambos os autores se conhecem de longa data, há duas décadas e já enveredaram em vários projetos juntos, tanto no ramo da Música, como na Literatura. Têm vários livros escritos de géneros diferentes, sendo este o primeiro a ser lançado.
Assim, os autores são dois jovens com gostos em comum, que se conhecem há imenso tempo, e embora olhem para o mundo de maneiras ligeiramente diferentes, partilham ideias e o afinco em transmitir mensagens no que escrevem.
André Neves
André Gonçalo dos Santos Neves, nascido a 1/03/2006, Lisboa, Portugal. Natural de Forte da Casa, pratica Karaté desde os seis anos, no Futebol Clube de Alverca.
Com 12 anos, descobriu a sua paixão na escrita. E, com a sua primeira obra “Alicerces Karatecas”, tem o objetivo de explicar como o Karaté pode ser para a vida.
Durante a sua vida, espera lançar diversas obras que toquem o humor e a forma de pensar das pessoas.
Nota do autor:
“Eu, André Gonçalo dos Santos Neves, declaro que as imputações e juízos de valor, vertidos no conto identificado com o subtítulo "Sem pressão", a páginas 32 a 35, do livro "Alicerces Karatecas", de que sou autor, são falsas, além de se tratarem de imputações e juízos de valor, atentatórios do direito à honra, bom nome, carácter e consideração social dos Requerentes, apresentando as minhas desculpas públicas.”
Manuel Santos
Manuel Santos tem 19 anos e vive atualmente em Quarteira, no Algarve. Já viveu 4 anos em Paris e hoje é académico em Gestão da Universidade do Algarve.
Em janeiro de 2022, publicou o seu primeiro livro de poesia, Manuscrito.
No tempo livre escreve as ideias de seus poemas inspirado no mundo e nas pessoas. Apaixonado, sabe que seus olhos são o espelho do amor.