Goncalo Martins Goncalo Martins

Marco T. Alves

Marco T. Alves nasceu em Santos e mora em São Paulo. Atua há anos na área de audiovisual, pós-graduado em Argumento e Roteiro para Cinema e TV pela FAAP. É autor, roteirista, diretor, montador e storyteller DIY. Produziu, escreveu e dirigiu mais de dez curtas-metragens e uma websérie de maneira independente. Em 2021, publicou Céu e Inferno dos Cães, fábula épica sobre o fim dos tempos. Makiwara é sua primeira novela e segundo livro publicado.

 
 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Dulphe Pinheiro-Machado

Dulphe Pinheiro-Machado nasceu em Porto Alegre, Brasil, em 1981. Vive e trabalha em Nova Iorque, EUA, como artista plástico há mais de uma década. Dedica-se à poesia há mais de 20 anos. Seus trabalhos, que incorporam escrita, fotografia, escultura, pintura, vídeo e instalação, abordam o cotidiano, temas existenciais e a forma como a política e a história moldam a interação humana.

É formado em Jornalismo, possui um mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, e um mestrado em Fine Arts pelo Pratt Institute em Brooklyn, NY.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

João Magalhães de Andrade e Manuel Correia Dias

João Magalhães de Andrade, 30 anos, é médico, Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Nasceu nos Açores, Ilha Terceira, na cidade de Angra do Heroísmo, cidade Património Mundial. Vive, de momento, em Lisboa. Desde pequeno que se interessou pela escrita de ficção e pelo género da fantasia, tendo participado, ocasionalmente, no jornal da escola básica da Praia da Vitória. O gosto por este tipo de literatura uniu-o a Manuel Correia Dias neste primeiro livro. Cresceu com os pais na freguesia das Fontinhas, perto da Serra do Cume, rodeado de pastos e de animais, da Natureza brava. O mito da Atlântida ainda lhe surge quando recorda a terra natal. A mãe, professora de Português, inspirou-o a tornar-se escritor.

Manuel Correia Dias, 52 anos, nasceu em Évora. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras de Lisboa. Exerce a profissão de professor de Português, no agrupamento de escolas Gabriel Pereira, em Évora. Além desta disciplina, leciona, também, Escrita Criativa e Literatura Portuguesa a alunos do ensino secundário. Com uma longa carreira como músico da banda Magna Terra, interessou-se, desde sempre, por literatura fantástica e por literatura oral tradicional.

Cresceu com os seus avós, entre um monte, junto à ribeira do Xarrama, e uma estação de caminho de ferro, no interior alentejano, a poucos quilómetros de Viana do Alentejo. Os mitos e a magia que povoam o imaginário popular, com os quais teve sempre contacto, pelas suas vivências de infância, tomaram forma neste primeiro livro, escrito em parceria com João Magalhães de Andrade.

 
 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Eduardo Fragoso

Eduardo Manuel Lopes Fragoso, nascido a 16 de maio de 1996, no concelho de Cascais, onde reside atualmente. 

O seu percurso académico: estudou na Escola Salesiana de Manique, do 5o ao 9o ano. No secundário, optou pelo percurso do ensino profissional, na Escola Secundária Fernando Lopes-Graça, na Parede. Aqui, concluiu a formação do curso de Técnico de Design Gráfico. Durante este curso, fez um estágio curricular na editora Planeta Tangerina, em Carcavelos. 

A nível do ensino superior, frequentou o ISEC, Instituto Superior de Educação e Ciências, situado no Lumiar. Cursou um CTESP, com a duração de dois anos, na área de Desenvolvimento de Produtos e Multimédia. Fez estágio curricular na produtora de cinema portuguesa Stopline Films, situada no Marquês de Pombal em Lisboa. 

Depois do CTESP, licenciou-se em Design e Produção Gráfica, também na mesma instituição. 

 
 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Cristiana Catchia

Numa cidade a noroeste da Guiné-Bissau, em Cacheu, no bairro Ribada, nasceu a 8 de abril de 1999 uma menina bastante carismática e expressiva. Cristiana Augusto Catchia é o nome com que os seus progenitores Augusto Farã Catchia e Celeste Joaquim Umba a batizaram. 

Em 2011, emigrou para Portugal, onde atualmente reside, em Lisboa, no concelho de Cascais. Quando chegou a Portugal, frequentou o seu 5.º e 6.º ano em São João do Estoril, na Escola Básica 2,3 da Galiza. Em 2014, foi transferida para o Agrupamento de Escolas de Frei Gonçalo de Azevedo, em Massapés, por ficar mais perto da atual área de residência em São Domingos de Rana, onde concluiu o secundário no curso de Ciências e Tecnologias. 

Pelo concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, alicerçou-se, em 2019, no curso dos seus sonhos que é a Enfermagem, encontrando-se atualmente a tirar a licenciatura na Escola Su- perior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), a frequentar o terceiro ano. 

Desde muito nova que sempre manifestou um grande gosto pela escrita, escrevendo pequenos textos sem motivo aparente, fossem eles solicitados pelos professores na escola ou simplesmente por iniciativa própria. Decidiu, então, dar proveito a essa sua paixão e escrever algo mais elaborado e desafiante como um livro. As Crónicas de um mundo a preto e branco, a sua primeira obra, tem um grande significado para si, uma vez que se refere ao país de origem, no qual enaltece os costumes do seu povo, mais especificamente a etnia Mandjaka, transmitindo mensagens importantes aos dois países onde passou a maior parte da sua vida: Guiné-Bissau e Portugal. 

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Alex Murta

Alexandre Murta nasceu em Belo Horizonte (MG), Brasil, em 1983.

Já na adolescência chamava a atenção pelo seu gosto pelos desafios, seu apreço pela liberdade e seu amor pela vida junto à natureza indo longe de bicicleta para acampar. Praticou mountain biking, rapel e hoje não dispensa uma motocicleta. Morou nos EUA onde fez o último ano do ensino médio e passou um tempo na Austrália vivendo de trabalhos informais. No Brasil, iniciou dois cursos superiores e trabalhou em várias áreas e empresas sendo que a área de informática foi a que mais o atraiu nesse período. Enfim, tentou muitos caminhos antes de se tornar piloto, mas só como piloto realmente se encontrou. Começou o curso de piloto de helicóptero aos 28 anos tendo sido instrutor de voo para acumular experiência. Depois, voou helicóptero particular, trabalhou para duas mineradoras, fez aeroreportagem e, nesse percurso, fez treinamento de emergência nos EUA. Dessa forma, acumulou experiência para seu primeiro contrato no Nepal o que só aconteceu aos 34 anos.

Teve um treinamento específico para voos de grande altitude no Nepal onde trabalhou por um ano e retornou ao Brasil. Voltou ao Nepal a serviço de outra empresa ficando por mais dois anos. Retornando ao Brasil, fez carga externa em uma empresa nacional e hoje está de volta ao Himalaia trabalhando para uma empresa no Butão, país situado na Ásia Meridional. 

 
 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

TRUST

Trust nasceu de uma simples ideia de trazer a confiança pela sua escrita.

Deste modo ele cria mecanismos tão necessários para que as pessoas aprendam a se questionar, e sejam abertas a verdade, mesmo que ela venha a trazer algum sofrimento,

A verdade é um dos pontos assumidos pelo autor na compreensão do mundo que o envolve. 

Segundo o autor ela é um meio de libertação da mente, alma e coração.

 
 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Rui Cordeiro

Nascido em 1968, Lisboa, numa freguesia que já não existe e contador de histórias, criador de mundos, desde sempre. Enveredou pelo universo dos jogos que foram o palco perfeito para esses mundos. Aos 7 anos criou o seu primeiro jogo e aos 15 anos o seu primeiro mundo mágico, também ele à sua maneira maravilhoso, habitando-o de milhares de criaturas e para ser vivido por jogadores humanos.

Estes jogos foram cruciais no seu processo formativo como mestre de jogo, como contador de histórias e como ser humano. Trabalhou mais de três décadas como profissional no mundo dos jogos, tendo cerca de metade desse tempo sido passado no estrangeiro.

Regressou a Portugal em 2016 trazendo na bagagem uma história para contar que nos relata um mundo possível, numa reflexão que quer ser sobretudo desafiante.

 
 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

João Miranda

Nascido no ano de 2002 e criado em Mondim de Basto, João Pedro Pires Miranda é aos 20 anos uma das revelações mais recentes da nova geração de escritores em Portugal. 

Formado na área de Multimédia, com ambição e atitude, sempre explorou várias áreas em busca da sua missão e foi na escrita que encontrou a sua inspiração. Possuidor de uma genuinidade e simplicidade singulares, é um jovem com os pés bem assentes na terra e sempre disponível para uma boa conversa. 

Para além do seu gosto pelas motas e pela musica, o gosto pela escrita levou-o a publicar a sua primeira obra.

 
 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Jamina Ann da Silva

Jamina Ann da Silva é terapeuta de desenvolvimento espiritual há mais de vinte anos, taróloga, médium intuitiva, astróloga, e mentora holística. 

Participou várias vezes em programas de TV, rádio, eventos, palestras, e em revistas zen em portugal e reino unido, é também autora de oráculos de cartas, escritora mensal para a reconhecida plataforma online Sapo Lifestyle/Astral desde do ano 2010, e autora deste seu primeiro livro “Escrita da Alma - Mensagens Intuitivas”. 

Nasceu no reino unido, filha de pai português e mãe inglesa, vive em portugal desde dos seus seis anos de idade, e desde criança que sente ligação à sua espiritualidade e intuição natural, ajudando outras pessoas a sentirem essa mesma conexão, através das suas consultas, aulas, e escrita inspiradora.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Luisa Almeida Quezada

Luísa de Almeida Quezada, nasceu no Porto em 1988. É formada em microbiologia, mas atualmente profissional de marketing digital, porque a fascina a compreensão do comportamento humano e a sua forma de pensar. Apaixonada pela escrita e pelas pessoas, especialmente a poesia.

“Gosto de palavras e de brincar com elas. É com as palavras que comunicamos, compreendemos e saboreamos a vida. Quanto mais as conhecemos, mais nos podemos conhecer a nós mesmos.”

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Sílvia Jacob

Sílvia Jacob é o pseudónimo de Sílvia Ruivo Inácio que nasceu em abril de 1976 em Santarém. É formada em Informática de Gestão pela ESGS. Casada e com dois filhos sempre morou em Tremez, uma pacata vila a poucos quilómetros de Santarém.

Começou a sua atividade profissional como operadora de caixa e desde então já foi responsável pela área de conhecimento e formação de um call center, consultora financeira, formadora, consultora informática, técnica de suporte aplicacional de uma fábrica de processamento de carnes e atualmente é consultora sénior de SAP Business One.

Já foi Presidente da Associação de Pais, Presidente da mesa da Assembleia de Freguesia e Secretária da Junta de Freguesia.

Desde cedo que a escrita a fascina sendo a proza poética o seu género favorito.  Os seus hobbies de eleição são ler e assistir a filmes.  Adora caminhadas ao ar livre e conduzir sem destino.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Miguel Ribeiro

Miguel Ribeiro nasceu no Lobito, em Angola, no ano de 1967, e vive em Lisboa. 

Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, advogou, desempenhou as funções de investigador criminal principal e, no presente, presta serviço como técnico superior jurista. 

Em abril de 2018 publicou a obra «Aforismos, pensamentos e lírica.»

 
 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Maria Mercedez Morán

Maria Mercedez Bernardo Morán, mulher negra e filha de casamento inter-racial, nasceu em Brasília e é estudante da UNB — Universidade de Brasília e cursar Letras-Espanhol. Mercedez defende causas sociais e luta pelos direitos da diversidade brasileira na ONG AME — Ação de Mulheres pela Equidade. Na infância gostava de ler e escrever pequenos textos.

Quando estava no Ensino Médio no IFB — Instituto Federal de Brasília, sua professora lhe despertou o interesse pela escrita, incentivando-a a escrever textos que saíssem do contexto escolar. Em 2016 começou a escrever o livro “Pétalas Caem sobre Cachoeiras” e pretende continuar escrevendo histórias que possam provocar os mais diversos sentimentos.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Amadeu Oliveira Singens

Nasceu a 31 de Julho de 1942 em Barreiro, vila operária, ferroviária, corticeira e piscatória do Distrito de Setúbal, no seio duma modesta família do operariado fabril (CUF).

Vivência duma breve mas feliz infância de apenas 11 anos, em que repartiu as andanças e correrias de pé descalço entre as ruas e baldios da vila, e as aventuras pelas praias, caldeiras e esteiros do estuário do Tejo barreirense. Pelo meio, e nas exceções ao “pé descalço”, frequentou e concluiu a formação escolar primária dessa época (anos 40/50).

Após esta curta infância (11 anos), e por necessidades familiares, como aliás era comum neste modesto meio social, foi lançado no devorador mercado do

trabalho. Numa primeira fase em funções básicas no sector mobiliário (carpintaria e marcenaria), e numa segunda fase (15 anos) na indústria fabril da CUF – Companhia União Fabril, integrado num programa formativo de “Aprendizagem” técnico-prática que combinava, durante seis anos, a formação fabril (diurna) e a escolar (noturna) em cursos de formação profissionalizante (EICAS-Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva), havendo concluído essa formação fabril a par do “Curso de Formação de Serralheiro” (1963).

Pelo meio ainda arranjou tempo e vontade para a prática do desporto federado local: Basquetebol no Luso F.C. e futebol no F.C. Barreirense.

Seguiu-se de imediato a prestação do serviço militar obrigatória de cerca de 4 anos (1963 a 1967), durante o qual constituiu família, e que culminou numa comissão de dois anos em Angola, após a qual, e por opção pessoal, ali se estabeleceu originalmente na região angolana do Huambo.

Regresso definitivo ao Portugal nativo em 2001, em nova e diferenciada etapa de vida.

Desde a adolescência que sempre gostou de ler, escrever e fotografar.

 
 
Leia mais