Goncalo Martins Goncalo Martins

Bruno Tune Rodrigues

Bruno Tune Rodrigues é um escritor português apaixonado por contar histórias que tocam a alma. Estudante de psicologia e fascinado pelo mundo dos sonhos, encontra inspiração na mente humana, nas suas fragilidades e na forma como as emoções moldam as nossas vidas. Este é o seu primeiro livro, uma obra profundamente pessoal, onde cada palavra carrega um pedaço do que sente. Para ele, escrever não é apenas contar uma história — é fazer o leitor sentir cada emoção como se fosse sua.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Sara Teodósio

Sara Teodósio, 30 anos, nascida em Coimbra, é licenciada em Contabilidade pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) e trabalha na área de Contabilidade e Administração desde 2016. Os seus hobbies são escrever e cozinhar.

Em maio de 2015, participou na IX Mostra Nacional da Ciência, com um projeto na área das Ciências Sociais “Outros 70, Mas Iguais – Estudo de Caso”, que surgiu após uma visita à exposição “7 Mil Milhões de Outros”, no Museu da Eletricidade, realizada pela Fundação GoodPlanet. O seu projeto consistia em mostrar que todos nós somos diferentes a vários níveis, mas somos todos iguais: “Afinal, somos seres humanos e somos feitos da mesma matéria”, como diz a própria.

A Sara defende que é essencial e fundamental viver com regras, leis e sanções e considera que a liberdade de cada indivíduo acaba quando começa a do outro. 

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Manuela Domingos Tapadas

Manuela Tapadas, de seu nome completo Maria Manuela da Costa Domingos Tapadas, chorou, pela primeira vez, no dia doze de outubro, corria o ano de 1947.

Cresceu e, tal como as outras raparigas do seu tempo e da sua aldeia, entrou para a escola primária onde completou a quarta classe, hoje o quarto ano de escolaridade.

Os pais desejavam que ela aprendesse um ofício que a protegesse das agruras do trabalho do campo e resolveram que deveria aprender a costurar e a bordar. Manuela Tapadas foi, mas sentia-se “presa”, sem poder usufruir da Natureza, dos seus cheiros, dos sons, das cores…

Depressa contrariou os pais e se juntou a quem trabalhava no campo. Aprendeu, assim, as tarefas rurais (algo que ainda hoje adora) e respirou liberdade para ouvir, ver e sentir tudo o que a rodeava. A sua sensibilidade e alma poética iam despontando…

A vida levou-a para Lisboa onde se empregou e casou, aos vinte e três anos. Desse casamento nasceram dois filhos que já brindaram a autora com netos.

Voltou à sua terra natal, onde ainda hoje vive e onde se sente feliz, inspirada e amada.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Leonardo Pintado

Leonardo Pintado nasceu em Viseu a 2 de fevereiro de 1994 e reside no Luxemburgo desde 2012. Licenciado em Línguas Aplicadas, concluiu o mestrado em Estudos de Língua Portuguesa em 2024, com uma dissertação em que explora temas relacionados com a representação das mulheres e da feminilidade na obra de Valter Hugo Mãe. Viagens com Destino Falhado é o seu primeiro livro.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Miguel Silva Lopes

Miguel Silva Lopes é um poeta emergente português que começou a trilhar o seu caminho no mundo literário recentemente. As suas obras iniciais exploram temas como emoções e experiências de vida, com uma abordagem rítmica, minimalista, intimista e intensa.

Apaixonado pela escrita desde miúdo, Miguel busca pela sua voz única e cativar leitores com as suas reflexões e experiências pessoais. O seu trabalho é influenciado por Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa e Marco Aurélio.

Embora ainda em fase de crescimento, Miguel já apresentou os seus poemas em plataformas sociais e tem vindo a ganhar reconhecimento pelo seu talento e dedicação. Com uma visão criativa promissora, Miguel continua a expandir sua expressão artística e a conquistar seu espaço na literatura contemporânea.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Ana Paula Neto

Ana Paula Neto nasceu a 18 de julho de 1964, na atual Vila de Pevidém, Concelho de Guimarães, mas vive em Pedome, Concelho de Vila Nova de Famalicão. É Licenciada em Fiscalidade pelo IPCA-Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. 

Enquanto escritora, “À Procura de Mim” foi a sua primeira obra, mas participou com duas histórias “Boneca de Trapos” e “Carolina” e o poema “Ser Criança é…” no livro (Re) Contando-Histórias da Lusofonia da autoria de Carla Monteiro. A obra foi 100% solidária e reverteu para a construção de uma escola na Guiné-Bissau promovida pela HumanitAVE. 

Participou com o poema “Metamorfose“no XIII Volume da Antologia Entre o Sono e o Sonho da Chiado Books 

O conto “Natal no Reinado da Felicidade” foi um dos vencedores num concurso de Natal promovido pela Booksfactory - Editores & Consultores Editoriais. 

O poema “Sinto saudades” foi selecionado para constar na Antologia "Fragmentos de Saudade - Vol. I" da Chiado Books 

O poema “ Um dia meu amor” consta no IV Volume da Coletânea Cartas de Amor intitulada " Três Quartos de Um Amor" da Chiado Books. 

O conto “O Natal da minha infância” faz parte do III Volume da Coletânea de Contos de Natal, “Natal em Palavras” da Chiado Books. 

O poema “ Definição de Amor” faz parte do V Volume da Coletânea de Cartas de Amor “Três Quartos de Um Amor” da Chiado Books. 

“Carolina e o Sebastião” lançado em 2024 pela Flamingo foi o seu primeiro livro infantil.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Gary Smiley

Gary Smiley, a native of the United States, retired to Aveiro, Portugal, in July 2023. Armed with a doctorate in Agricultural Sciences, he built a career as a researcher, traveling and living in some of the world’s most exotic locations. A passionate enthusiast of wine and motorcycles, Gary channels his love of adventure and intrigue into his debut thriller, Villains’ Reunion.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Tino Leandro

Agostinho Manuel Lutango, de heterónimo Tino Leandro, nascido em Angola, Malanje, a vinte e quatro de setembro de 1976. Trata-se de um autor versátil que já tem cinco obras lançadas, nas quais aborda temas de ficção, que levam os seus leitores a fazer uma reflexão sobre a sua vida pessoal e interpessoal.
Para além das informações já mencionadas, é interessante referir que este escritor audiovisual é, também, formado em guionismo, formação que efetuou na sua terra Natal, na escola de Teatro Horizonte Njinga Mbandi, complementando-se com aproximadamente um ano de canto, formação realizada na Escola de Música Samuel Santos.

Por fim, abriu um canal no YouTube chamado “Tino Leandro”, no qual consta todos os seus temas musicais.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Miguel Vilas Boas

Miguel Vilas Boas nasceu no concelho de Barcelos. Após a Escola Primária, queria ir estudar para sacerdote, mas, por dificuldades económicas da família, foi mandado trabalhar como ajudante de trolha, moço de fábrica. Aos dezassete anos, parte para empregado da indústria hoteleira, em Santarém, e daqui para a Costa do Estoril. Em 1962, ruma em direção a Sul, primórdios do turismo algarvio.

Após o serviço militar (tendo-lhe sido recusado o passaporte), em 1969, parte clandestinamente na companhia de dois colegas, por sua conta e risco: de Penamacor, a pé, pela Serra da Gata, em direção a Espanha e França, sem passador. Chegado a Paris, continuou a estudar línguas e a trabalhar na receção de hotéis, período em que conhece importantes figuras da oposição ao regime português até Abril de 1974. Num intervalo deste período, trabalhou uns meses em Londres. Com a vontade de viajar por outras paragens, mas sem dinheiro estrangeiro – ou português que se visse –, parte num navio, viajando e trabalhando no Mediterrâneo e, após alguns meses, em cruzeiros pela Austrália e Nova Zelândia. De 1975 a 1980, trabalhou no Canadá. Em Toronto, colaborou em regime voluntário na Redação do Jornal «O Democrata», editado nessa altura, destinado fundamentalmente à comunidade portuguesa.

Em Montreal, concluiu o curso Proficiência em Inglês, na Universidade de Mc Gill. Depois de regressar a Portugal, em 1980, continua a trabalhar e a estudar. Concluiu, em 1989, a Licenciatura em Português/Inglês, Via Ensino, na Universidade do Minho. Frequentou o Curso de Direito até ao terceiro ano, na Universidade Lusíada, no Porto. Viu em muitos sítios um punhado de ricos a viver em palácios e o seu contrário: miséria de muita gente a sobreviver em barracas em toda a parte, na Europa, em África, América e nos seus antípodas, na Oceânia. Está aposentado do ensino, mas não reformado de atividades de voluntariado. E continua com uma vontade compulsiva de prosseguir as leituras de livros nos mais diversos assuntos.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Miguel Coelho

Miguel Coelho, nascido em Braga, a 3 de outubro de 1989, é formado em Engenharia de Polímeros pela Universidade do Minho. Residente em Braga, Miguel desenvolveu desde jovem uma paixão pela poesia, que apenas no final de 2023 se consolidou como um hábito diário. Além da escrita, tem interesses diversificados, incluindo música, desporto e fotografia.

O autor tem contribuído com poemas de sua autoria para diversas coletâneas e antologias. Em 2024, Miguel Coelho lançou os dois primeiros livros da sua trilogia,

intitulados Palavras que se Perdem e Palavras que se Fragmentam.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Rosa Rodrigues

Rosa nasceu em plena ditadura, em Janeiro de 1963, em Lourosa, Santa Maria da Feira. Partiu 6 anos depois para Lisboa para casa dos seus padrinhos, devido ao falecimento do seu pai e a falta de meios financeiros da sua mãe. Depois, em jovem adulta parte para a Bélgica com os seus primos, com a finalidade de estudar francês e cuidar da filha deles. Regressa a Portugal, passados quatro anos e escolhe o norte do país para viver. Aí refaz a sua vida realizando-se profissional e pessoalmente. Atualmente vive em Braga, tendo sido nesta cidade que descobriu a escrita e sendo este o seu terceiro livro editado.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Cairo César Mateus

Cairo César Mateus, nascido em 16 de outubro de 1993, em Franca, interior de São Paulo, traz consigo as raízes de uma família simples e os aprendizados de uma jornada marcada por desafios e recomeços.

Escritor, fotógrafo e criador de conteúdo, encontrou na arte e na escrita um refúgio, transformando suas experiências em palavras que inspiram.

Atualmente, vive em Lisboa, Portugal, ao lado de sua esposa, Liliana Rosendo, com quem constrói uma história de amor, cumplicidade e superação.

Pai de Daniella, Cairo carrega no peito o desejo de proporcionar a ela um futuro repleto de afeto e possibilidades.

As Cartas Que Deixei Para Trás marca sua estreia na literatura — um livro que nasceu em meio ao caos, após a perda de sua mãe, o fim de um casamento e noites dormindo nas ruas de Lisboa.

Entre dores e recomeços, Cairo encontrou na escrita um caminho de cura e reconexão consigo mesmo. Sua história é um lembrete de que, mesmo diante das maiores dificuldades, sempre há espaço para renascer.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Mário Durval Pinto Leitão

Mário Durval Pinto Leitão, nascido a 27 de março de 1964 em Pindelo – Nespereira – Cinfães, onde sempre residiu. Tem 6ºano de escolaridade. É empresário na área de vendas de produtos alimentares (negócio familiar), e desde 2022 também atua na área do turismo.

É sócio fundador do Grupo Cultural e Desportivo de Pindelo desde 1985. Foi Presidente da Direção de 2000 até 2022 e Presidente da Assembleia Geral desde 2022. É o atual Presidente da Assembleia Geral da Banda Marcial de Nespereira, da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nespereira e da Assembleia Geral da Comunidade Local dos Baldios de Pindelo

Vereador da Câmara Municipal de Cinfães de outubro de 2021 a outubro de 2025.

Teve também os seguintes cargos: Presidente da Assembleia Geral da Associação de Caça e Pesca de Nespereira de 2016 a 2021; Presidente da Junta de Freguesia de Nespereira de 2009 a 2021.

O amor pela sua família, o gosto pelas amizades e natureza, são a sua marca.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Filipe Kepler

Filipe Kegles Kepler, nascido em 1985 e natural da cidade de Porto Alegre, graduou-se como Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2009 e trabalhou como professor de línguas estrangeiras e tradutor. Em 2012, emigrou do Brasil para o Japão, onde ainda reside e atua na área de ensino. Além da própria poesia, dedica-se no momento, também, a futuros projetos na área de tradução literária.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Acácio Gomes

Acácio Gomes, é autor de “Contadores de histórias e saudades” (2022), “O Fazedor de armenhas” (2020), “Mosteirô, uma aldeia e muitas histórias” (2018), “Uma mulher do nosso tempo” (2004), “Os países do Leste perante a crise” (1982), “Os soldados do PREC” (1977) e coordenador e co-autor do “Guia da Bolsa” portuguesa (1987). 

Foi jornalista de economia de finanças no semanário “Expresso”, director da “Inforbolsa” e da revista “Futuro”. Na década de 1980, foi editor do programa da RTP “Bolsa e Negócios” e comentador económico da RTP e da Antena Um. Na década de 1990, foi colunista do “Semanário Económico”. 

Opositor ao regime do Estado Novo, preso pela PIDE em Setembro de 1967, exilou-se em França em Janeiro de 1968, onde participou no movimento do Maio de 68. Em 1970, começou a escrever no jornal “O Salto”, dirigido pelo jornalista Jorge Simões, em Paris, e foi comentador de assuntos da emigração na Radio France. 

Em França, desenvolve o estudo do marxismo e adere aos movimentos oposicionistas, tendo participado em organizações da esquerda radical. Logo após o 25 de Abril, regressa Portugal no início de Maio e envolve-se no movimento político da época. 

Mais tarde, em 1983, ingressou no Clube da Esquerda Liberal, movimento que procurava discutir em Portugal as questões relacionadas com o Liberalismo. Entre 1993 e 1995, foi adjunto da Assembleia da República. 

Foi consultor de comunicação e imagem de grandes empresas nacionais e multinacionais, nas áreas dos petróleos, farmacêutica e de Obras Públicas, entre outras.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Eugénia Leal

Maria Eugénia Pimentel Leal é professora do Ensino Básico, especialista em Leitura e Escrita, com Pós-graduação em Desenvolvimento Local. Desde muito cedo que se envolve, ativamente, na vida e gestão das instituições da sua terra, Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel, Açores, como voluntária, de que é exemplo a sua participação no jornal centenário ali sediado, A Crença.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Rita Sá Costa

 Rita Sá Costa nasceu na Huíla, em Angola, onde viveu a infância e parte da adolescência, tendo vindo para Portugal como refugiada. No entanto, é uma fervorosa apaixonada pela beleza das paisagens africanas, o que deixa o leitor atento perceber e encantar-se, nas entrelinhas da sua escrita. 

A Lagoa dos Cavalos Marinhos, não é mais do que uma recordação de infância, um lugar mitológico, quase sagrado, que ouvia do avô. 

Atualmente vive em Lisboa e dedica-se ao ensino.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Hernán Tadeo

Hernán Tadeo Acero Suárez escribe versos que se refunden entre ensayos, artículos y columnas que publica en diversos medios de comunicación, impresos y digitales, independientes y alternativos. 

Libros que tiene en su haber, siendo inéditos, a la espera de ver la luz en las páginas encuadernadas por alguna editorial que se le atreva. Esta, es la primera de sus obras a ser publicada

Periodista cultural por tantos años, que ya la memoria no alcanza por tanto trasegar entre la prensa escrita y la radio, llevándolo a gestar encuentros literarios y de poesía en complicidad con otros escritores. Sus poemas deducen las tristezas y los anhelos de todo ser humano frente a la vida, el sentimiento y el mundo que lo rodea.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Carlos Ninguém

Carlos Ninguém - pseudónimo de uma menina da aldeia, criada entre a saia da avó e o abraço do avô é como a autora se descreve. 

Nasceu em Coimbra, no verão de 1990, mas a sua alma ainda lá habita. Estudou até onde lhe foi financeiramente possível e depois disso dedicou a sua vida como cuidadora de jovens com mais de 80 anos, a profissão improvável que havia de ganhar o seu coração.

Por motivos graves de saúde deixou de poder cuidar e passou a ser cuidada.

Havia de encontrar na escrita, que amava desde sempre, o colo e a cura para os males do seu mundo.

 
Leia mais