João dos Reis

A vida de João dos Reis tem sido uma aventura desde que nasceu, por milagre, em Aradas, Aveiro, de um parto complicado que matou a mãe. Teve como suportes afetivos uma avó até aos 12 anos e, a partir daí, o pai, que faleceria pouco depois. Era um jovem adolescente quando desembarcou em Angola, para se juntar aos meios-irmãos, filhos do primeiro casamento paterno.

Apaixonou-se por Angola. Aí viveu até ser corrido, em 1975, como muitas centenas de milhar de portugueses, vítimas da dramática descolonização. Trabalhou na ponte aérea entre Luanda e Lisboa, tendo escrito o livro Malandros sobre o assunto.

Estudou Direito e Jornalismo. Foi redator no matutino “A província de Angola” e no jornal “O Comércio”. Pertenceu aos quadros do Gabinete de Informação e Turismo de Angola e, em 1975, entrou para o Ministério da Informação do Governo de Transição de Angola. 

Multifacetado, João dos Reis escreveu teatro radiofónico para os “Parodiantes de Lisboa” e o guião do filme "O Álbum Seriado", que representou Angola num festival internacional. No plano desportivo, foi guarda-redes do Sporting Clube do Huambo, Juventude Huilana e da Associação Académica da Huíla. Também se envolveu no paraquedismo civil. Mas foi e é ao golfe que mais tempo dedica.

João dos Reis é hoje o mais antigo jornalista praticante a escrever sobre a modalidade. Foi escolhido como Jornalista do Ano (1991) pela Federação Portuguesa de Golfe. Faz parte do Clube de Golfe dos Jornalistas. 

O seu projeto jornalístico mais longo começou em 1979, com o convite de Vítor Direito para ser cofundador do jornal “Correio da Manhã”, tendo dirigido durante 30 anos, em Faro, a famosa “Edição Algarve”. 

Ao longo da carreira obteve vários prémios. Em 1974, foi distinguido pelo “Grupo Amigos de Luanda” com o Prémio Rosa de Ouro, o mais importante galardão de jornalismo, com uma reportagem sobre os pescadores de mabanga, da Ilha de Luanda. É detentor da Placa de Mérito Turístico da Região de Turismo do Algarve. 

O Menino do País Sem Sol é o título do livro infantil que lançou em 1998, em parceria com a RTA e a Direção Regional de Educação do Algarve, distribuído gratuitamente por escolas da região. 

João dos Reis está incluído na compilação brasileira Autores e Escritores de Angola. É considerado um especialista em assuntos africanos.

 
Próximo
Próximo

Rui Sobral de Campos