O MURAL

Susana Martins e Raúl Cunha

Rui, de dezanove anos, e Teresa, de dezassete anos, conheceram-se de forma improvável, em 1992. Ela era a menina rica que frequentava o melhor colégio da cidade e ele o rapaz que trabalhava na empresa de construção contratada para pintar as suas paredes.

Vindos de universos opostos, a atração entre os dois falou mais alto. As tardes passadas em longas conversas, sem o imediatismo típico dos dias de hoje, resultaram na descoberta de um primeiro amor avassalador, capaz de deixar marcas profundas, mesmo passadas mais de duas décadas. A determinada altura, Rui é confrontado com a angústia de uma ausência sem qualquer justificação e Teresa guarda a dor de uma promessa inquebrável que tem de ser mantida em prol de um bem maior.

A única forma de exorcizar o sentimento é encontrada através da arte, imortalizando a intemporalidade de um amor absoluto.

“O Mural” leva-nos através de uma viagem no tempo aos primórdios de uma década que marcou toda uma geração. As novas correntes musicais, a evolução tecnológica, os encontros e desencontros de uma história que retrata o amor em várias gerações até aos tempos atuais e lhes dá forma sem amenizar o processo, nem sempre fácil, de crescimento pessoal.