Goncalo Martins Goncalo Martins

Galhanas

Nasceu em 1990 e cresceu num bairro do Carregado. Passou a infância na rua a jogar à bola com os amigos. Aos dezasseis anos desistiu de estudar, e aos vinte e seis, completou o ensino secundário. Enquanto adulto, nunca soube o que queria fazer profissionalmente, então, foi eliminando o que não queria. O que mais gosta de fazer na vida, é estar com quem gosta. A escrita revelou-se depois dos trinta anos, quando se cruzou mais vezes com o silêncio. Escreve para aliviar a mente e porque se diverte a fazê-lo. Gosta de ter piada e de pessoas que têm piada.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Paulo Saboga Guerreiro

O autor nasceu a 11 de março de 1965 na Maternidade Alfredo da Costa em Lisboa. Frequentou a escola pública na Amadora até ao 11ºano de escolaridade não o tendo terminado. Trabalhou no laboratório da Refinaria de Cabo Ruivo até 1993. Nesse ano vai para o litoral Alentejano continuando a traballhar em laboratório, desta vez na Refinaria de Sines. Já casado e com uma filha adere ao programa “Novas Oportunidades” onde obtém equivalência ao 12ºano de escolaridade. Vive em Vila Nova de Santo André e ainda trabalha.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Luísa D’Ó

A poetisa Luísa D’Ó surge como um pseudónimo que captura a identidade de uma persona literária com uma paixão inextinguível pelas palavras e criatividade. A escrita da autora envolve a trajetória humana da complexidade dos sentimentos humanos com a introspeção e fragilidade existencial. Originária de uma encantadora vila portuguesa, com raízes que remontam à época pré-romana, a sua escrita abraça a complexa jornada humana entre a racionalidade e o sentimentalismo. Com mestria, explora a intricada teia de emoções humanas que busca compreender o mundo e a si mesma no realismo do encantamento romântico contracenando com o idealismo. Nos volumes anteriores, a autora explora a sua conexão com o ambiente ao seu redor, muitas vezes sem perceber o impacto que isso tinha sobre si mesma.

Neste quinto volume, ao entregar-se à tristeza do quase perdido, à dúvida e ao medo, a autora tenta ajustar-se à resolução e à aceitação da sua realidade interior e exterior. A vida oferece lições valiosas para o crescimento pessoal de cada um, com a fundamental questão de reconhecimento de que há términos que são bem-vindos e necessários - ciclos que se completam, e, ao fazê-lo, permitem uma reinterpretação das emoções e evolução para uma maturidade positiva.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Cespi Monteiro

Cespi Monteiro nasceu a 25 de novembro de 1970, na cidade da Covilhã, uma pequena cidade que fica na encosta da Serra da Estrela. Informático de profissão, aos 29 anos decidiu abandonar o seu país e foi para o México, onde escreveu e publicou o seu primeiro livro, dedicando-se agora a escrever romances da vida real, na maioria um pouco apimentados. Participou em várias Antologias na Chiado Books, desde poesia, contos, entre outros.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

J. P. Antunes

Era uma vez uma mulher de vinte e nove anos. Com o seu trabalho e a sua independência, vivia num mundo comum, até que um dia decidiu que a sua vida ganharia um novo sentido, ao decidir investir num sonho que até então ela nunca tinha achado que seria possível.

Tudo começou por volta dos onze/doze anos de idade. Até então, a menina nunca tinha pegado num livro, quanto mais escrever alguma coisa. Um dia, uma professora de português pediu aos seus alunos para escolherem um livro e fazerem uma apresentação sobre o mesmo. A aluna, depois de muita procura, escolheu um livro pequeno de duzentas e oito páginas, com um fundo azul e a imagem de uma cabana para a sua apresentação. Foi aí que começou toda esta viagem. Cada livro é uma porta para um novo mundo e depois de ler mais alguns livros desse autor, como uma brincadeira, ela começou a ter novas ideias de novos mundos e de novas histórias com novas personagens diferentes. Infelizmente, esta realidade fica um pouco esquecida, à medida que a idade aumenta. Durante uma fase conturbada, os livros foram esquecidos, até que aos dezassete anos abriu as suas portas ao mundo dos livros e as ideias para novas histórias voltaram a surgir na sua mente. Foi nesta altura que o primeiro rascunho do “o amor improvável” apareceu, mas sem nunca ver a luz do dia por completo.

Novamente, com o passar do tempo, as responsabilidades são cada vez maiores e a escrita fica um pouco esquecida, ficando apenas com a leitura de novas obras e de diferentes géneros. Até que, anos depois, com os seus vinte e sete anos, a rapariga cresceu, passando a ser uma simples mulher com muita história, muitos traumas, como todos nós, neste mundo, decidiu que tinha de mudar o seu rumo e decidiu usar um dos seus rascunhos e aprofundá-lo mais, dando origem a este novo manuscrito, esperando que possa um dia ver a luz do dia e conseguir abrir horizontes a novas pessoas. Depois do manuscrito estar pronto, a mulher decidiu desvendar a sua paixão pela escrita à sua família e amigos mais próximos, enchendo todos com uma felicidade e muito orgulho.

Esta é a sua história. O seu nome é J.P. Antunes.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Manuel Pinho

Manuel T. Pinho nasceu a 24 de julho de 1952 no seio de uma família humilde de cinco filhos, na aldeia rural de Dornelas, concelho de Sever do Vouga, distrito de Aveiro.

Foi oficial fuzileiro da Marinha Portuguesa entre fevereiro de 74 e fevereiro de 81, tendo cumprido uma comissão militar em Angola, experiência que em muito influenciaria a obra poética do seu pseudónimo Vasco Cabral de Magalhães.

Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a classificação final de catorze valores.

Na década de oitenta foi professor do ensino secundário em várias escolas de Lisboa e Porto. Durante este período frequentou o Mestrado em Literatura Comparada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova e o Curso de Leitores do Instituto Camões.

Ainda neste período, efetuou o Estágio Pedagógico na Escola Superior de Vila Real e na Escola Secundária Morgado Mateus, em Vila Real, tendo concluído com a classificação final de 15 valores.

De 1991 a 2003, desempenhou funções de leitor de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Estudos Internacionais de Xangai e na Universidade de Línguas Estrangeiras de Pequim, onde desenvolveu intensa atividade docente e cultural. Voltaria a convite do Instituto Camões à Universidade de Estudos Internacionais de Xangai no biénio 2004-2006. A sua longa permanência na China viria a influenciar a sua obra poética de seus pseudónimos chineses Tian Bin e MaTian Long.

No triénio 2006-2009 desempenhou funções de Coordenador do Centro de Novas Oportunidades da Escola Secundaria António Sérgio, em Vila Nova de Gaia. Durante este mesmo período frequentou o curso de Pós-graduação em Estudos Asiáticos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Entre 2009 e 2017 exerceu funções de leitor de língua e cultura portuguesas no Instituto Politécnico de Macau. Em 2013 veria publicada a sua primeira obra “Metades do meu Dragão” pela Associação Estórias de Macau.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Maria João Pica

Maria João Pica, nascida em Lisboa em 1995, cresceu num ambiente familiar onde várias influências culturais, como as tradições alentejanas, brasileiras e beirãs, lhe foram transmitidas ao longo da sua educação. Estas heranças moldaram a sua visão do mundo e enriqueceram as suas experiências. Durante o Ensino Secundário, na Escola Secundária de Camões, Pica aprofundou-se na Literatura e na Política, envolvendo-se ativamente no ativismo estudantil, algo que teve um impacto duradouro na sua formação crítica e social. Mais tarde, frequentou a Universidade de Lisboa, onde estudou Direito e Artes e Humanidades, expandindo ainda mais o seu entendimento das questões sociais e culturais. Identificando-se como uma mulher queer, Pica traz essa perspetiva para as suas reflexões e para o seu trabalho.

Ao longo dos anos concluiu um curso de Produção de Eventos e trabalha profissionalmente na área de produção, prestando apoio em projetos de comunicação e contribuindo para o desenvolvimento de estratégias em diversas iniciativas. O teatro e o canto também têm sido partes importantes do seu percurso artístico e pessoal, continuando a influenciar a sua forma de se expressar.

Foi através das suas vivências pessoais que nasceu Didática da Sabotagem. A obra, que reúne 15 anos de pensamentos sobre amores desencontrados, identidade e espiritualidade, aborda também questões sociais, com referências culturais, políticas e bíblicas.

Atualmente, atua como assessora na Câmara Municipal de Lisboa, mantendo o seu compromisso com a expressão pessoal e a transformação social, além de defender causas fundamentais para si, tanto no plano pessoal como coletivo.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

André Carretoni

Nascido no Rio de Janeiro, em 11 de janeiro de 1971, André Carretoni cedo se apaixona pelas artes. Autodidata, aprendeu música, desenho e frequentou cursos de teatro e cinema até que, aos 27 anos, deu uma reviravolta em sua vida e partiu do Brasil em busca de experiências.

Viveu por seis anos em Lisboa, percorreu o Caminho Português de Santiago de Compostela e se inscreveu em um curso de pintura em Florença, onde escreveu seu primeiro romance, "Piedade Moderna".

Mudou-se para Lausanne, viveu quatro anos em Paris, escreveu "Mais Alto que o Fundo do Mar" (traduzido para o francês) e encontrou nova fonte de inspiração em Nice.

Foi eleito Acadêmico Imortal da Academia Brasileira de Letras/Suíça (cadeira número 4) e escreveu seu terceiro livro, "TELMAH, A Tragédia do Desencontro", que será publicado em breve em espanhol.

Voltou para a Suíça e terminou "Ava e o Número de Ouro".

Segue escrevendo.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Celso Silva

Celso Silva nasceu em 17 de maio de 1989 na Ilha da Madeira. 

Viveu grande parte da sua infância e adolescência na Madeira, onde fez a sua formação. 

Abandonou a ilha da Madeira, fruto das condicionantes da vida, com destino a Portugal Continental em 2012 - local onde se encontra até à data. 

É pai de um menino e de uma menina, a quem tenta dedicar maior parte do seu tempo e por quem luta para terem um futuro melhor. 

Após uma grave depressão em maio de 2024, decidiu colocar a sua história no papel na tentativa que a mesma inspire os leitores e sirva de motivação para o futuro dos mesmos.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Eliana Sousa

Eliana Sousa é uma jovem sonhadora e idealista, natural de Arouca e nascida em 2005. Está a licenciar-se em Educação Básica, na Universidade de Aveiro. Adora crianças e animais, estando eles, muitas vezes, representados em tudo o que faz. Aos 18 anos, quando a inspiração lhe surgiu inesperadamente, decidiu escrever o seu primeiro romance. Tendo ela encontrado talento nas palavras, não pensa parar de criar histórias.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Joana Sendas

Joana Sendas (1991), residente no Porto, é arquiteta, artista e escritora. Natural do Funchal, concluiu o mestrado em arquitetura pela FAUP (2015). Desde 2016 que dá continuidade ao trabalho prático, tendo em 2022 fundado o seu próprio atelier.

Desenha e escreve desde as suas primeiras memórias. Os seus projetos pessoais são uma expressão direta do seu imaginário e da sua visão particular do mundo. O seu estilo de escrita é marcado por uma aparente simplicidade coloquial e naïf, pontuado por um tom irónico que contrasta com a profundidade das emoções e experiências que transmite.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Luciana Lima

Nascida em Bauru, São Paulo, em 1976, Luciana Mara Lima Araújo é uma mulher que desde cedo entendeu que a sua vida seria marcada por grandes desafios e ainda maiores superações. Com raízes fincadas na fé e na família, cresceu ao lado dos seus dois irmãos, aprendendo com os seus pais, João e Maria Lúcia, o valor da persistência e do amor ao próximo.

Empreendedora por natureza e especialista em Estratégias Empresariais, ela reinventou-se diversas vezes. Mesmo alcançando sucesso no mundo dos negócios como sócia das empresas Luarseg e André Araújo Corretoras de Seguros, sentiu a necessidade de ir além e iniciou a sua jornada em Teologia, procurando compreender mais profundamente o propósito da sua vida.

Hoje, a morar em Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal, ela é casada com André Araújo e mãe orgulhosa de Vinícius Victor. Palestrante e ministra da Palavra, Luciana utiliza a sua voz para inspirar outros a persistirem nas suas jornadas, mesmo diante dos desafios mais difíceis.

Apaixonada por Deus e após enfrentar lutos, perdas e dores profundas, transformou as suas feridas em forças e as suas lágrimas em combustível para a superação. A sua história não é apenas sobre vencer obstáculos, mas sobre renascer das cinzas e aprender que em cada recomeço há uma nova oportunidade de transformar a vida e ajudar quem precisa.

É sempre tempo para RECOMEÇAR!

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Manuel Luís Franco

Nome: Manuel Luís Franco.

Nascimento: Casais de S. Lourenço/Mafra, em 1947.

Profissão: Área do turismo durante cerca de 30 anos.

Licenciatura: Ciência Política no ISCSP/UTL.

- A discussão sobre a «Nova Ordem Mundial» levou-me a decidir escrever O LIVRO UNI: *Guia Mor da Humanidade*, para a Paz Universal e a Ordem Mundial.

- E agora apresento CORAÇÕES ENCALACRADOS: O Amor Matou a Saudade (ROMANCE: Mistério, Amor e Drama).

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Adérita Amôr

Adérita Amôr nasceu em Lisboa, Portugal, em 1951.

Fez vários cursos, sendo a Licenciatura em Estudos Artísticos – Artes e Património e o Curso de Psicologia Básica, os que mais a marcaram.

Entre 1979 e 2001, foi membro correspondente do Museu de Arte Moderna de Nova York, o que teve toda a relevância na sua formação.

Nos anos 60 foi aluna da Ilustre Professora de Educação Visual Catarina Augusta Durão Severo, o que para si teve a maior importância.

Cedo se dedicou às artes plásticas, pelo que desde 1968 o seu trabalho tem vindo a ser selecionado para diversos salões de arte e outros eventos artísticos.

Fez a sua primeira exposição individual de pintura em 1975, na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa e até hoje não cessou de realizar mostras individuais da sua obra. É autora de vários projetos de Dinamização Cultural, de diversos livros e de outros trabalhos literários incluídos em muitas coletâneas.

Em 2006 decidiu instituir a Fundação Adérita Amôr – ao Serviço das Ciências da Arte, da Criatividade, do Percebimento e da Paz, da qual é Presidente.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

J.C. Santos

Juliano Crepaldi Santos (J.C. Santos), escritor brasileiro, entusiasta de fantasia desde a infância, com habilidade de tecer narrativas envolventes e personagens inesquecíveis. Nascido em São Paulo, desenvolveu desde cedo uma paixão pela literatura, alimentado por clássicos da literatura nacional e mundial. Agregando seu fascínio por leões, wyverns e outras criaturas mágicas, inspirado por suas leituras, jogos de tabuleiro — especialmente Role Playing Games —, filmes e séries. 

Decidiu criar seu próprio universo literário aos 16 anos. Com residência atual em Sydney, Austrália. Iniciou sua carreira literária continuando a explorar suas inspirações e seus mundos, com o desejo de transportar os leitores para realidades alternativas onde a magia, a aventura e a descoberta se entrelaçam.

 
Leia mais