Cristiano Gentil
Cristiano Gentil é maranhense de São Luís. Seus avós, pais e irmãos são todos naturais de Penalva, cidade da Baixada Maranhense. “O erótico véu das noites” é o seu primeiro livro publicado.
Eduardo Martins e Vitor Silva
Eduardo Martins nasceu a 19 de junho de 1985, na cidade da Maia. Em 2005, completou o 12o ano
Vítor Silva nasceu a 2 de fevereiro de 1988, na cidade de Gondomar. Em 2007, finalizou o 12o ano.
Nos inícios do ano de 2010, os seus destinos cruzaram-se, criando assim uma amizade que perdura. Após várias conversas, convívios e risadas, descobriram que ambos tinham um objetivo comum: escrever um livro.
Assim, em 2014, nasceu Loren Ipsun.
Piedade Sol
Piedade Sol - pseudónimo de Idalina Chícharo é uma poetisa/escritora com 3 obras editadas. Desde sempre é uma apaixonada pela literatura, dança e matemática.
Estudou Matemática aplicada na faculdade de ciências da universidade de Lisboa, cidade onde viveu 17 anos.
É após regressar à sua terra natal-Funchal, que se dedica com Amor à poesia.
Leticia Veras
Leticia Veras nasceu em Gurupi, Tocantins, em 1997. Lá viveu até seus 20 anos, rodeada pela família, amigos, cavalos e, claro, literatura. Apaixonada por Ana Cristina Cesar, Caio Fernanado Abreu e Hilda Hilst, entre tantas outras paixões, apresenta agora sua obra primeira.
João Abreu
João é um caminhante atento. Do Rio, e seus caminhos tortuosos para o Oceano, deseja falar.
João Maurício Martins de Abreu é um brasileiro, advogado e educador popular no Rio de Janeiro. Casado com Carolina. Autor do livro O problema da propriedade privada em Espinosa (Lumen Juris, 2019 – não-ficção). Este é seu livro de estreia em Poesia, do qual os poemas “Norma”, “A Noite” e “A Festa” já foram publicados.
Jair Alan Côrtes Siqueira
Jair Alan Cortes Siqueira é natural de Cruz Alta/RS, mas mora no bairro Camobi, em Santa Maria/RS.
É bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela UFSM (Universidade Federal de Santas Maria). É mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Entre 1978 e 1979 trabalhou como repórter/redator nos jornais O Expresso e A Razão, de Santa Maria. Em 1979 foi para Companhia Jornalística Caldas Júnior como correspondente dos jornais Correio do Povo e Folha da Tarde, mantidos pela empresa. De 1982 a 1986, trabalhou na Fundação Rádio Rural e O Jornal de Concórdia (SC), mantidos pela indústria Sadia. Foi repórter especial da RBS no Diário Catarinense, além de ter exercido outros cargos. Foi editor de A Razão. Em 1993 foi aprovado em concurso público para ser jornalista da UFSM, onde se aposentou em 2022.
Também é ator, músico, compositor e poeta. Como escritor é autor dos livros “Nos Bafos de Cachaça do meu Velho Pai”, “O Dia em que Deus Confessou seus Pecados”, “Fratura Exposta Futebol Clube” e “Acende a Luz Aurélio”. Coautor do livro “Chuva de Estrelas”.
J. R. Saramago
José Manuel Rodrigues Saramago nasceu em Lisboa há 66 anos.
Não tem formação universitária, consideran- do-se um autodidata e um humanista.
Editou o seu primeiro livro de poemas intitu- lado “Da Folha à Raiz“ em 2021.
Interessado pela cultura popular portuguesa na sua vertente mais autêntica, dedicou-se ao estudo, à prática e à divulgação da Esgrima Lusitana/Jogo do Pau Português desde 1976.
Lavínia Quintino
Lavínia Quintino é uma mistura de música clássica, chá, arte e poesia. Desde que se conhece por gente, é apaixonada por todos os diferentes tipos de história, seja as que acontecem em 1800 ou as que ainda estão por vir, amante das palavras e de seus vastos significados, acredita que haja razão em tudo. Cresceu cercada de amor e imaginação em Itupeva – São Paulo, sempre acompanhada da mãe, de seu pai e sua irmã, vinda de uma vida simples, mas cheia de significados.
Ivani Rossi
Nascida em São Paulo, Brasil em 1946, formada em Ciência Sociais, descobriu o enorme prazer da escrita após um evento que colocou em risco sua vida, em 2008. Muito da recuperação, durante o tratamento, se deu em função da escrita diária,
descrevendo situações rindo de si mesma. Essa experiência foi publicada no livro Peruca, Pizza e Pitadas de Químio. Assumiu ser escritora e optou pela ficção, explorando histórias com ironia e humor. Está presente em várias coletâneas do Selo Flip: Poesia, Humor, Contos (Festa Internacional Literária de Paraty-Sp-Brasil) e Colar de Sete Voltas.
É autora do livro infantil O gato que queria ser Peixe.
Para Ivani Rossi escrever é autoconhecimento e diversão.
Pedro Honrado
Pedro Honrado é um jovem de 28 anos, nascido em Évora, e que fez a sua formação básica e secundária entre Beja, Vidigueira e Vila de Frades. O seu gosto pela leitura e pela escrita conduziu-o à Universidade, primeiro em Coimbra e depois em Lisboa, onde frequenta, em 2023, um Mestrado em Direito.
A bagagem que arrecadou de todas as vivências por onde passou e o desenvolvimento linguístico pessoal que lhe proporcionaram, associados à exponencial procura turística da região onde se insere, fê-lo olhar para trás e entender que escrever sobre a cultura onde nasceu era a ambição que tinha. Assim, criou Alentejanos & Alentejanices, uma narrativa que retrata pragmaticamente aquilo que mais caracteriza hoje em dia o povo destas terras: O campo, as pessoas e o vinho.
Di Barros
Di Barros nasceu na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil, licenciou-se em Artes Visuais em 2012 pela UFES. Em 2015 mudou-se com os filhos para Portugal, onde tornou-se mestre em Práticas Artísticas em Artes Visuais, pela Universidade de Évora. A sua investigação teórica e prática permitiu-lhe subverter sua condição de mulher brasileira imigrante, bem como forjar uma identidade de artista. As suas instalações fotográficas, assentam-se em fatos autobiográficos que a grosso modo, assolam muitas mulheres.
Seu discurso e histórias buscam dar visibilidade para assuntos que tendem a ser silenciados. Identidade e violência são assuntos recorrentes no seu processo criativo. Atualmente apropria-se da fotografia híbrida como linguagem plástica para expressar as questões estigmatizantes.
Paula Laranjo
Paula Laranjo é natural de Leça da Palmeira. É membro da Associação Portuguesa de Poetas (APP). Faz parte do grupo Poetas do Guadiana.
Tem três livros de poesia publicados: Reflexos, Essência da Alma e Entrelinhas. Tem colaborado em várias antologias de poesia: Apontamentos da margem; Um grito contra a pobreza; Apenas saudade; Namorar é preciso; Perdidamente; O silêncio de uma mulher; Livro aberto; Antologias de poesia da APP; Noites de poesia; Grito de mulher.
Tem participado nos encontros de Poetas de Huelva pela Paz. Participação semanal na rádio Dão Digital, no programa “O Passo das Letras” com poesia declamada.
Tem um programa semanal no Facebook: “Polinizando o dia com poesia”
Tem um lema: “O sorriso é o carburador do coração!”
Manuel Antunes
Pode definir-se como uma pessoa inconstante mas ao mesmo tempo, persistente. Segue uma coisa muito importante na sua vida. Um conselho que o seu avô lhe deu e que a sua mãe reforçou: ser humilde e ter respeito e amor ao próximo. E ser ele, simplesmente…
Cátia Melo Rodrigues
Cátia Melo Rodrigues nasceu e cresceu em Cas cais, no distrito de Lisboa, Portugal. Desde o secundário que queria ser fisioterapeuta e obteve a sua licenciatura em 2012, na Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Iniciou de imediato a sua carreira numa unidade de cuidados continuados e paliativos onde descobriu que queria dedicar a sua vida e especializações aos doentes paliativos. Em 2022 criou a página Bem Te Quero, onde partilha histórias, valores e lições de vida que os seus doentes lhe foram transmitindo ao longo dos últimos dez anos. Amante da leitura e da escrita, Cátia escreve o seu primeiro romance de ficção inspirado nas mulheres mais fortes que conheceu ao longo da sua carreira.
Vidal Darvacho
Vidal Darvacho nasceu literariamente numa aula de Português do décimo segundo ano, quando leu pela primeira vez o mestre Fernando Pessoa. Nasceu com dezoito anos, sem nada saber da vida.
Fazendo parte do imaginário de David Carvalho, foi colocado em cativeiro a maior parte do tempo, saindo em liberdade condicional, apenas em momentos de intensa inspiração. Pelas circunstâncias da vida, e pelo desencanto de uma existência maquinal, Vidal Darvacho conseguiu escapulir-se permanentemente da sua jaula para poder deixar de viajar somente na sua mente.
Tendo estado sempre em segundo plano, formulou em branco no preto toda a sua vivência, até ter reunido o suficiente para se definir como autor e se libertar da dor de nunca poder ter sido ele mesmo.
Castro de Andrade
Wuando Borges Castro de Andrade nasceu na ilha de São Tomé, na vila de Santa Catarina, em 13/12/77, filho de pais São-tomenses, passou a infância em Luanda - Angola, a adolescência e juventude em São Tomé e parte da vida adulta em Lisboa - Portugal, para onde emigrou aos 19 anos, para continuação dos seus estudos.
Desde cedo que demonstrou um gosto apurado pela leitura e apenas descobriu o "talento" para a escrita, em 1995, quando entrou para a organização juvenil "Voz Jovem", que editava o Jornal "O Invasor", tendo depois exercido o cargo de Director desse jornal em 1996 e 1997.
As suas atividades nas organizações juvenis e estudantis, em São Tomé e em Portugal, abriram-lhe as portas para a sua outra paixão: A Política. Influenciado pela tradição familiar e por amigos próximos, filiou-se no MLSTP/PSD em 2000 e neste partido tem ocupado vários cargos de relevância, tendo sido Secretário Geral Adjunto, membro da Comissão Permanente e Ministro da Presidência do Conselho de Minsitros e dos Assuntos Parlamentares.
É casado, pai de uma filha e, atualmente, Deputado à Assembleia Nacional pelo partido MLSTP/PSD.
Matilde Rocha
Matilde Seguro Afonso Rocha nasceu em Coimbra em 2001. Licenciou-se em Biologia na Universidade de Coimbra. Continua a aprofundar o seu gosto por plantas, pela arte no seu todo e pela vida. Caminhar na sua própria companhia e contemplar o mundo são a fonte da inspiração para a sua escrita, intrínseca à sua curta existência.
António Ferreira
António Laurindo de Almeida Ferreira nasceu em 1956, no distrito da Guarda. Após a conclusão da licenciatura em Filosofia, realizou o estágio pelo Ramo Educacional, na Universidade de Lisboa.
Mais tarde, concluiu o Curso Superior de Estudos Ingleses da Universidade de Cambridge, através do Instituto Britânico em Portugal. Estreou-se na atividade profissional como Account Executive (Executivo Sénior de Contas Publicitárias) na Agência de Publicidade e Estudos de Mercado – Cinevoz Mc Cann Erickson, tendo desempenhado essas funções durante sete anos.
Depois desta etapa viajou para os Estados Unidos da América, tendo exercido a atividade docente em Cursos de Língua e Cultura Portuguesas, durante seis anos. Foi professor do ensino secundário durante trinta e seis anos.
A obra O néctar proibido é o seu primeiro romance.
Uedison Pereira
Uedison Pereira é natural de Pedro Canário, no estado do Espírito Santo, e é formado em Turismo e Gestão Hoteleira pelo Institut Supérieur Européen Charles Péguy, em Louvain-la-Neuve, na Bélgica, e em Licenciatura em Humanidades pela Universidade Aberta de Lisboa. Como muitos brasileiros, deixou o Brasil para tentar uma vida melhor na Europa, e apesar das dificuldades encontradas durante todos esses anos, adaptou-se muito bem à Bélgica. Morou em Bruxelas por mais de dez anos, mas em dezembro de 2011 mudou-se para Gent, em Flandres, e considera-a a mais charmosa cidade da Bélgica.
Tem como primeiro trabalho um poema intitulado “A Cruel Leveza Da Ignorância Sobre As Coisas”, publicado em 2002 na extinta revista Real, que circulava na comunidade de língua portuguesa na Bélgica. Esse poema está também em seu outro livro, que reúne uma coletânea de poemas ainda a ser publicada.
Raphael Sales
Raphael Sales, de 24 anos, nascido e criado no centro de São Paulo, mais precisamente no bairro do Bixiga. Iniciou sua jornada em 2016, escrevendo pequenos textos, sem muito compromisso, o que atualmente se tornou algo mais sério e constantemente publica poesias autorais. Em 2018, aos 18 anos, lançou o primeiro projeto autoral intitulado “Querido Desconhecido”, que abriu o caminho para que se coloque dentro do mundo literário.