Miguel Vilas Boas

Miguel Vilas Boas nasceu no concelho de Barcelos. Após a Escola Primária, queria ir estudar para sacerdote, mas, por dificuldades económicas da família, foi mandado trabalhar como ajudante de trolha, moço de fábrica. Aos dezassete anos, parte para empregado da indústria hoteleira, em Santarém, e daqui para a Costa do Estoril. Em 1962, ruma em direção a Sul, primórdios do turismo algarvio.

Após o serviço militar (tendo-lhe sido recusado o passaporte), em 1969, parte clandestinamente na companhia de dois colegas, por sua conta e risco: de Penamacor, a pé, pela Serra da Gata, em direção a Espanha e França, sem passador. Chegado a Paris, continuou a estudar línguas e a trabalhar na receção de hotéis, período em que conhece importantes figuras da oposição ao regime português até Abril de 1974. Num intervalo deste período, trabalhou uns meses em Londres. Com a vontade de viajar por outras paragens, mas sem dinheiro estrangeiro – ou português que se visse –, parte num navio, viajando e trabalhando no Mediterrâneo e, após alguns meses, em cruzeiros pela Austrália e Nova Zelândia. De 1975 a 1980, trabalhou no Canadá. Em Toronto, colaborou em regime voluntário na Redação do Jornal «O Democrata», editado nessa altura, destinado fundamentalmente à comunidade portuguesa.

Em Montreal, concluiu o curso Proficiência em Inglês, na Universidade de Mc Gill. Depois de regressar a Portugal, em 1980, continua a trabalhar e a estudar. Concluiu, em 1989, a Licenciatura em Português/Inglês, Via Ensino, na Universidade do Minho. Frequentou o Curso de Direito até ao terceiro ano, na Universidade Lusíada, no Porto. Viu em muitos sítios um punhado de ricos a viver em palácios e o seu contrário: miséria de muita gente a sobreviver em barracas em toda a parte, na Europa, em África, América e nos seus antípodas, na Oceânia. Está aposentado do ensino, mas não reformado de atividades de voluntariado. E continua com uma vontade compulsiva de prosseguir as leituras de livros nos mais diversos assuntos.

 
Anterior
Anterior

Sérgio Alves Luís 

Próximo
Próximo

Miguel Coelho